top of page

Lenda da atuação em "Harry Potter" e "Downton Abbey", Dame Maggie Smith falece aos 89 anos.

  • Visão Global
  • 27 de set. de 2024
  • 5 min de leitura

A atriz Dame Maggie Smith, conhecida pelos filmes Harry Potter e Downton Abbey, morreu aos 89 anos, informou sua família.


Uma lenda do teatro e do cinema britânicos, ela ganhou dois Oscars durante sua carreira: por The Prime of Miss Jean Brodie, em 1970, e California Suite, em 1979.


O Teatro Nacional elogiou a "inteligência profunda, a arte sublime e o humor aguçado" de Dame Maggie

O Teatro Nacional elogiou a "inteligência profunda, a arte sublime e o humor aguçado" de Dame Maggie


Ela teve outras quatro indicações e recebeu sete prêmios Bafta.


Liderando as homenagens, o primeiro-ministro Keir Starmer disse que Dame Maggie "era amada por muitos por seu grande talento, tornando-se um verdadeiro tesouro nacional cujo trabalho será estimado pelas gerações futuras".


Nos filmes de Harry Potter, Dame Maggie interpretou a áspera Professora Minerva McGonagall, famosa por seu chapéu pontudo de bruxa e seu jeito severo com os jovens bruxos de Hogwarts. No drama de sucesso da ITV Downton Abbey, ela interpretou Violet Crawley, a Condessa Viúva de Grantham, a grande matriarca que se destacou em frases de efeito durante as seis temporadas da série.


Uma declaração de seus filhos Toby Stephens e Chris Larkin disse: "É com grande tristeza que temos que anunciar a morte de Dame Maggie Smith." Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de hoje, sexta-feira, 27 de setembro. "Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinárias."


Eles agradeceram "à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital pelo cuidado e gentileza incansável durante seus últimos dias". E acrescentaram: "Agradecemos todas as suas mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento."


Homenagens também foram prestadas por seus colegas de elenco.

Hugh Bonneville, que apareceu em Downton Abbey, disse: “Qualquer um que já tenha compartilhado uma cena com Maggie pode atestar seu olhar aguçado, inteligência afiada e talento formidável. "Ela foi uma verdadeira lenda de sua geração e felizmente viverá em tantas performances magníficas na tela. Minhas condolências aos seus filhos e à família em geral."


Dame Maggie também reprisou seu papel nos dois filmes de Downton Abbey. Em Downton Abbey: Uma Nova Era, de 2022, sua personagem morreu da doença que ela revelou no final do filme de 2019, para grande tristeza de sua família e amigos. Lesley Nicol, que interpretou a cozinheira de Downton Abbey, Sra. Patmore, disse à BBC Radio Ulster: "É um grupo de pessoas muito unido, então estamos todos arrasados ​​em pensar que ela não está mais por perto." Downton sucedeu o sucesso do drama de época de 2002, Gosford Park, que rendeu a Dame Maggie indicações ao Oscar e ao Bafta por interpretar a Condessa Viúva de Trentham.


Dame Maggie Smith e Dame Judi Dench estrelaram juntas filmes como A Room With a View e The Best Exotic Marigold Hotel

Dame Maggie Smith e Dame Judi Dench estrelaram juntas filmes como A Room With a View e The Best Exotic Marigold Hotel


Dame Kristin Scott-Thomas, que estrelou ao lado de Dame Maggie em Gosford Park, além de Keeping Mum de 2005 e My Old Lady de 2014, disse que "levava a atuação muito a sério, mas percebia as bobagens e o desvario". "Ela realmente não queria lidar com isso", acrescentou Dame Kristin. "Ela tinha um senso de humor e sagacidade que me reduziam a uma poça balbuciante de risos. E ela não tinha paciência com tolos. Então você tinha que ter um pouco de cuidado. Eu a adorava completamente. A última vez que a vi, ela estava muito brava por ser velha. 'Enlouquecedora', eu acho que ela disse. Muito amada, muito admirada e insubstituível."


Em sua declaração, o primeiro-ministro disse que Dame Maggie "nos apresentou novos mundos com as inúmeras histórias que ela atuou ao longo de sua longa carreira". "Nossos pensamentos estão com sua família e entes queridos. Que ela descanse em paz", ele escreveu.


Um porta-voz do National Theatre disse que sua carreira "abrangeu o mundo do teatro, do cinema e da televisão sem igual". Elogiando suas performances no palco, a declaração acrescentou: "Ela será sempre lembrada como uma das maiores atrizes que este país teve o inestimável prazer de testemunhar."


O Bafta acrescentou que ela era uma "lenda do teatro e da tela britânicos", elogiando suas cinco vitórias competitivas no Bafta, além do prêmio especial e da bolsa que recebeu da organização.


A Rainha Elizabeth II foi apresentada a Maggie Smith por Sir Laurence Olivier na estreia beneficente do filme Otelo em Londres em 1966

A Rainha Elizabeth II foi apresentada a Maggie Smith por Sir Laurence Olivier na estreia beneficente do filme Otelo em Londres em 1966


A carreira de Dame Maggie durou oito décadas, com reconhecimento inicial quando ela recebeu sua primeira indicação ao Bafta por Nowhere to Go em 1958.

Em 1963, Laurence Olivier lhe ofereceu o papel de Desdêmona em Otelo, no Teatro Nacional, e dois anos depois o papel foi transformado em filme, e Smith foi indicada ao seu primeiro Oscar.

Outros papéis memoráveis ​​da atriz incluem o filme de 1985, Uma Janela para o Amor, da Merchant Ivory, no qual ela interpretou a acompanhante Charlotte Barlett, acompanhando Lucy Honeychurch, de Helena Bonham Carter, à Itália.

O papel lhe rendeu outra indicação ao Oscar e um Bafta.

E junto com outro tesouro nacional, Dame Judi Dench, ela apareceu como uma mulher inglesa que vivia na Itália dos anos 1930 no filme Chá com Mussolini, lançado em 1999.

As duas também dividiram o tempo de tela em Uma Janela para o Amor e O Exótico Hotel Marigold.


Dame Maggie Smith, Miriam Margolyes, Richard Harris e Alan Rickman estrelaram Harry Potter e a Câmara Secreta em 2002

Dame Maggie Smith, Miriam Margolyes, Richard Harris e Alan Rickman estrelaram Harry Potter e a Câmara Secreta em 2002


Dame Maggie interpretou a firme, porém justa, Reverenda Madre nos dois filmes Mudança de Hábito, estrelando Whoopi Goldberg como uma cantora de boate que se refugia da máfia em São Francisco se passando por freira em um convento local.


Goldberg chamou Dame Maggie de "uma grande mulher e uma atriz brilhante", acrescentando: "Ainda não consigo acreditar que tive a sorte de trabalhar com alguém 'único'."


Rob Lowe, que estrelou com Dame Maggie em De Repente, no Último Verão, de 1993, relembrou "a experiência inesquecível de trabalhar com ela". "Compartilhar uma tacada dupla era como ser pareado com um leão", disse ele. Ela podia comer qualquer um vivo, e frequentemente o fazia. Mas era engraçada e ótima companhia. E não tolerava tolos. Nunca mais veremos outra. Boa sorte, Srta. Smith!"


A atriz veterana também interpretou a velha que passou 15 anos vivendo em uma van do lado de fora da casa de Alan Bennett em uma adaptação cinematográfica do livro The Lady in the Van, do escritor, em 2015.

Seus últimos papéis incluíram The Miracle Club, de 2023, que acompanha um grupo de mulheres de Dublin que fazem uma peregrinação à cidade francesa de Lourdes, coestrelado por Kathy Bates e Laura Linney.


Nota da Editora: É com nossos sinceros sentimentos que desejamos que a família se recupere de uma perda tão grande. E como uma grande admiradora de seu trabalho, descanse em paz, Grande Dame!

Comments


Em destaque

bottom of page